PROBLEMAS DE EREÇÃO (“DISFUNÇÃO” ERÉTIL)

o que é?

Dificuldade para conseguir ter e/ou manter uma ereção. Pode, ainda, se manifestar na diminuição da rigidez das ereções obtidas. Isso se torna um problema quando traz sofrimento significativo à pessoa.

O que causa?

O processo que leva a uma ereção é muito complexo. Envolve uma sincronia entre funcionamento cerebral, vascular, fatores psicossociais, dentre outros. Modificações em qualquer um dos fatores pode afetar as ereções.

É fundamental uma avaliação médica (principalmente pelo/a urologista) para descartar fatores fisiológicos mais recorrentes, como arteriosclerose e diabetes, condições que podem facilitar problemas de ereção.

Os fatores psicológicos podem pesar muito nos casos de problemas com ereção. Até mesmo em quadros iniciados por fatores orgânicos, o problema pode aumentar por conta de fatores psicológicos, caso a pessoa comece a ficar mais ansiosa com seu desempenho e com medo de não conseguir a performance que deseja.

Como a terapia sexual atua?

A terapia sexual é uma forma de psicoterapia com foco na sexualidade. Ela irá auxiliar a buscar as causas psicológicas do problema, tais como ansiedade, problemas de relacionamento, visão negativa sobre o sexo e traumas.

Diversos aspectos da vida do cliente precisam ser avaliados, tais como: história de vida, interesses sexuais e formas de se relacionar.

Após isso, em conjunto com o paciente, é feito um plano de tratamento para lidar com esses fatores e projetar melhoras futuras.

Cada paciente é único. Dessa forma, um plano totalmente individualizado precisa ser construído. O tratamento é feito sob medida. Utilizo técnicas baseadas em evidências com bons níveis de resultado. Além da tradicional terapia conversacional, faço usa da hipnose e da Terapia EMDR, a depender de cada caso, para obter os melhores resultados possíveis.

Disfunção erétil? 10 coisas que você precisa saber

Terapia on-line: o guia completo do paciente

Você está satisfeito(a) com sua vida sexual? Avalie!